domingo, 14 de março de 2010

Palacio da Memoria



OBS:TRADUZIDO PELO GOOGLETRADUTOR link original: http://litemind.com/memory-palace/

O Palácio da memória é uma das técnicas de memória mais poderosos que conheço. Não é apenas eficaz, mas também divertido de usar - e não é difícil de aprender a todos.

O Palácio da memória tem sido usado desde a Roma antiga, e é responsável por alguns feitos de memória absolutamente incrível. Oito vezes campeão do mundo de memória Dominic O'Brien, por exemplo, foi capaz de memorizar 54 baralhos de cartas em seqüência (que é 2808 cards), visualização de cada cartão de uma só vez. E há inúmeras outras realizações similares atribuídos a pessoas que utilizam a técnica do Palácio de memória ou variações dele. Mesmo na ficção, há várias referências à técnica. No romance de Thomas Harris 'Hannibal, por exemplo, o serial killer Hannibal Lecter usa Palácios de memória para armazenar lembranças vívidas incrivelmente intrincada de anos de registros de pacientes (infelizmente, ele foi deixado de fora do filme).

Naturalmente, a maioria de nós não estão no campeonato Domingos memória linha de negócios (ou na linha de Aníbal de negócio para essa matéria). Mas ainda assim, a técnica do Palácio de memória é incrivelmente eficaz em todos os tipos de empreendimentos, tais como a aprendizagem de uma língua estrangeira, decorar uma apresentação você está prestes a entregar, preparação para exames e muitos outros - mesmo que tudo o que você quer é exercitar a memória .

O Palácio da Memória
A técnica Palace A memória é baseada no fato de que nós somos muito bons em lembrar lugares que conhecemos. A Memory 'Palace' é uma metáfora para qualquer lugar bem conhecido que você é capaz de visualizar facilmente. Ele pode ser o interior de sua casa, ou talvez a rota você toma todos os dias para trabalhar. Esse lugar familiar será o seu guia para armazenar e recuperar qualquer tipo de informação. Vamos ver como ele funciona.

5 etapas para usar a memória Palace Técnica
1. Escolha o seu palácio
Em primeiro lugar, você precisa escolher um lugar que você está muito familiarizado. A eficácia da técnica depende de sua habilidade mental para ver e andar no mesmo lugar com facilidade. Você deve ser capaz de "estar lá, à vontade, usando sua mente apenas.

A primeira boa escolha poderia ser a sua própria casa, por exemplo. Lembre-se que o mais vividamente você pode visualizar detalhes daquele lugar, o mais eficaz será a sua memorização.

Além disso, tente definir uma rota específica em seu palácio, em vez de apenas visualizar uma cena estática. Assim, em vez de simplesmente pintar a sua casa, imagine uma explicação específica em sua casa. Isto torna a técnica muito mais poderosa, como você vai ser capaz de lembrar os itens em uma ordem específica, como veremos no próximo passo.

Aqui estão algumas sugestões adicionais que funcionam bem como palácios da memória, juntamente com as rotas possíveis:

• ruas Familiar em sua cidade. Rotas possíveis poderia ser a sua unidade de trabalho, ou qualquer outra seqüência de ruas que você está familiarizado.
• A escola atual ou ex. Você pode imaginar o caminho da sala de aula para a biblioteca (ou para o bar do outro lado da rua, se essa é a via impressa na sua mente).
• Local de trabalho. Imagine o caminho de seu cubículo para a máquina de café ou para o escritório de seu chefe (que não deve ser difícil escolher).
• Cenário. Imagine andar no seu bairro ou a faixa que você usa quando correr em um parque local.
2. Lista Diferenciais
Agora você precisa prestar atenção às características específicas do local escolhido. Se você escolheu um passo a passo em sua casa, por exemplo, a primeira característica notável seria provavelmente a porta da frente.

Agora vá no e mentalmente caminhada em torno do seu Palácio da Memória. Depois de passar pela porta, o que está na primeira sala?

Analisar metodicamente o quarto (você pode definir um procedimento padrão, como sempre à procura da esquerda para a direita, por exemplo). Qual é a próxima característica que chama a atenção? Pode ser a mesa central da sala de jantar, ou um retrato na parede.

Continue fazendo anotações mentais daquelas características que você vá. Cada um deles será um slot de memória "que mais tarde você vai usar para armazenar um único pedaço de informação.

3. Ficha técnica do Palácio on Your Mind
Para a técnica de trabalhar, a coisa mais importante é ter o local ou o percurso de 100% impresso em sua mente. Faça o que for necessário para realmente cometê-lo para a memória. Se você é um tipo visual da pessoa, você provavelmente não terá problemas com isso. Caso contrário, aqui estão algumas dicas que ajudam:

• Fisicamente percorrer a rota repetindo em voz alta as características distintivas como você vê-los.
• Anote as características selecionadas em um pedaço de papel e mentalmente caminhada através deles, repetindo-as em voz alta.
• Sempre olhar as características do mesmo ponto de vista.
• Esteja ciente de que a visualização é uma apenas uma habilidade. Se você ainda está tendo problemas para fazer isso, você pode querer desenvolver as suas habilidades de visualização em primeiro lugar.
• Quando você acha que está feito, passar por cima mais uma vez. É realmente importante "overlearn" o seu caminho no seu Palácio da Memória.
Uma vez que você está confiante de que o percurso é marcado em sua mente, você está definido. Agora você tem o seu palácio, que pode ser usado repetidas vezes para memorizar apenas sobre qualquer coisa que você quer.

4. Associado!
Agora que você é o mestre de seu palácio, é hora de colocá-lo ao bom uso.

Como a maioria dos sistemas realce da memória, a técnica Palace memória trabalha com o uso de associações visuais. O processo é simples: você pega uma imagem conhecida - o chamado PEG memória - e combina com o elemento que deseja memorizar. Para nós, cada memória PEG é uma característica distintiva do nosso Palácio de memória.

A memória técnica pegging é o mesmo descrito no artigo "Melhore sua memória falando Your Mind's Language ', então se você não leu ainda, aconselho-vos a fazê-lo.

Conforme descrito no referido artigo, há um "caminho certo" de fazer associações visual:

Torná-lo louco, ridículo, ofensivo, incomum, extraordinário, animados, sem sentido - afinal, estas são as coisas que conseguem lembrar, não são? Faça a cena tão exclusivo que isso nunca poderia acontecer na vida real. A única regra é: se é chato, é errado.
Embora possamos usar a técnica para memorizar toneladas de informações, vamos começar com algo muito simples: usando o nosso "Palácio de Memória Home 'para memorizar uma lista de mantimentos. Vamos supor que o primeiro item dessa lista é "bacon":

Transportar-se mentalmente para o seu Palácio de memória. A primeira característica que você vê em sua mente é porta da frente da sua casa. Agora, de uma maneira absurda, visualmente combinam 'bacon' com a vista da sua porta. Como cerca de gigante bacon frito tiras que sai debaixo da porta para chegar a seus pés, como zumbis nos filmes B? Sentir o toque das mãos "bacon" em suas pernas. Sinta o cheiro de bacon mal danado. É notável que o suficiente?

Agora abra a porta e continuar caminhando, seguindo a rota exata que você definiu antes. Olhe para a próxima característica distintiva, e associá-lo com o segundo item a ser memorizada. Suponha que o item seguinte é 'ovos' eo segundo elemento é "imagem de mãe-de-lei". Bem, neste ponto você já sabe o que fazer ... O processo é sempre o mesmo, então basta manter mentalmente associar imagens até que não haja itens para decorar.

5. Visite seu palácio
Neste ponto, está pronto a memorização dos itens. Se você é novo para a técnica, porém, você provavelmente precisará fazer um pequeno ensaio, repetindo a viagem pelo menos uma vez em sua mente.

Se você começar a partir do mesmo ponto e seguir a mesma rota, os itens memorizados virá à sua mente imediatamente como você olhar para os recursos selecionados da viagem. Vai desde o início até o final de seu percurso, dando atenção às características e repetir as cenas em sua mente. Quando você chegar ao final do seu percurso, vire-se e caminhar na direção oposta até chegar ao ponto de partida.

No fim das contas, é tudo uma questão de desenvolver suas habilidades de visualização. Quanto mais relaxado você estiver, mais fácil será e mais eficaz será a sua memorização.

Reflexões finais
O que eu gosto do Palácio de memória (e de outros métodos pegging) é que não é só extremamente eficaz, mas também bastante divertido de aprender e usar.

Com um pouco de experiência, as listas você memoriza com o Palácio de memória vai ficar fresco em sua mente por muitos dias, semanas ou mesmo mais.

Também ter em mente que você pode criar como muitos palácios como você quer, e que eles podem ser tão simples ou tão elaborado como você deseja fazê-las. Cada um deles é um banco de memória ", pronto para ser usado para ajudar a memorizar qualquer coisa, a qualquer momento.

Associando locais físicos com conceitos mentais é a combinação de memória mais poderosos que conheço. A maioria das técnicas outra memória (supostamente mais sofisticado do que o Palácio de memória) são, pelo menos em parte, com base no conceito de localização física a ser utilizada como memória pinos.

Alguma vez você já usou Palácio de memória ou uma técnica semelhante? O que você acha? Todas as opiniões ou depoimentos para partilhar?

11 comentários:

  1. já conhecia o palácio da memória mas queria saber como se 'limpa' ele xD afinal, parece q minha casa fica inutilizada, ou seja, eu não posso usar ela outra vez pois já vou ter colocado algumas coisas lá, assim eu vou sempre lembrar dessas coisas... ai eu pensei: se eu não disponho de um grande arsenal de lugares, como então eu vou fazer para limpar minha casa e refaze-la quando precisar? xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gravo diversas listas diferentes na minha casa, garanto q vc n vai se confundir.

      Excluir
  2. Belo post. Já conhecia o Palácio da memória e ando o praticando há pouco tempo, é realmente incrível como funciona e engraçado.

    Junoso, para limpar seu palácio é simples. Faça o mesmo processo de quando está armazenando informação, mas de forma invertida. Digo: faço o percurso pelo seu palácio, mas apagando as imagens dele (se tinha um pato em cima do sofá, passe e veja apenas o sofá), de duas caminhadas pelo palácio e ta resolvido.

    O legal seria ter pelo menos uns 10 palácio livre.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de assistir sobre "palacio da memoria" no fantastico, ai pesquisei no google sobre o assunto, ai cheguei aqui.
    Essa técnica é fantastica

    ResponderExcluir
  4. é tenho que apresenta um seminario essa semana
    vou usar o palacio da memória.
    se presta eu venho aki e dou um beijo nas bumdas de vocês
    ahushuahushua

    ResponderExcluir
  5. Bem legal esse método, será que ele serve para aprender fórmulas de física?

    ResponderExcluir
  6. Realmente esta técnica da certo, acabei de aprender, e em menos de 30 segundos gravei uma lista de compras com 11 coisas, o legal é que se eu tentar lembrar não consigo, mas quando vou ao palácio , sei de tudo kk, muito show!

    ResponderExcluir
  7. O problema é o desgaste que essa técnica provoca se utilizada por muito tempo.

    ResponderExcluir
  8. Consultoria Acadêmica
    ATPS, TCC, Monografia, Resenhas, Resumos etc.
    e-mail: metacademicca@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. não têm como multipliar o palácio da memória e começar do zero na nova cópia limpa do palácio da memória?

    ResponderExcluir
  10. no palácio da memoria, da para eu inventar um ao meu modo sem se basear em algo que já tenho?
    E também quando já tenho informação demais, ao invés de limpar eu poderia expandir meu palácio?

    ResponderExcluir